quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ENEM, porta para o futuro

Num país globalizado, cheio de necessidades de trabalhos mais arpefeiçoados, surge o ENEM, porta de entrada para muita gente que quer um trabalho que lhe dê condições e propostas de trabalhos arpefeiçoados para um determinado cargo, porta de entrada para um futuro melhor, o melhor modo de um pobre ter um estudo digno e honesto, diferente da realidade das escolas públicas do país, que não tem a qualidade básica de ensinar.
O aluno passa anos e anos numa escola e quando sai de lá, não aprendeu nada, porque a maioria das escolas públicas passam o aluno de ano só para aumentar o IDEB, o indice que mede a atuação da escola em relação ao aluno, mas  nem todas a vezes a culpa é da escola, muitas das vezes a cupa é do aluno que não se interessa nos estudos, acham chato, diz que não serve pra nada, brigam com professores, só falta bater neles.
Por que esses alunos não caem em si e percebem que no futuro vai precisar trabalhar, se sustentar ou sustentar sua familia, e não vai achar um emprego. Daqui a 10 anos não vão achar uma juquira pra roçar, porque as máquinas vão tomar de conta, e quem vai pilotar vai ser um homem ou até mesmo uma mulher.
Por isso mutos jovens não querem fazer o ENEM, porque sabem que é dificil e só conseguem passar aqueles que estão todo dia com o livro na mão lendo, estudando, pensem bem, é o seu futuro que está em jogo.

Texto de José Felipe.